Santa Catarina de Frente para o Mar.


Santa Catarina de Frente para o Mar

Fundada em novembro de 2008 à partir do movimento de apenas doze empresas do ramo, a ACATMAR encontrou grande receptividade junto ao segmento náutico, contando hoje com 82 associados (julho/2009). Seus objetivos incluem a representação da classe como interlocutora nas discussões com os Poderes Constituídos nos assuntos de relevância para a comunidade náutica. Conheça os nossos Estatutos.Em poucos meses de existência desenvolveu ações concretas e projetos em diversos segmentos, destacando-se:
Fomento à implantação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro em todos os municípios da orla catarinense, já tendo firmado convênios São Francisco do Sul, Bombinhas, Governador Celso Ramos e Biguaçu, com cujas prefeituras já se encontram propostas de apoio institucional;
Revitalização do projeto Aprendendo a Navegar, de cunho social para atuação junto à comunidades carentes; Implantação de uma Escola de Marinharia para especialização e formação de mão de obra para o segmento náutico; Discussão de propostas junto ao Ministério do Turismo visando incluir as marinas e garagens náuticas no CADASTUR como equipamentos turísticos, capacitando-as à obtenção de financiamentos públicos para implantação, ampliação ou regularização de suas atividades;
Participação ativa no Grupo de Turismo Náutico do Ministério do Turismo como incentivadora da atividade portuário-turística do Estado; Fomento à criação e operação de hidrovias como forma alternativa de transporte coletivo de passageiros nas regiões metropolitanas; Emissão de um selo de capacitação técnico-profissional para profissionais e empresas que prestam serviços ao setor náutico; Painéis náuticos voltados para a ciência e a tecnologia da construção e reparo de embarcações.
Através de um trabalho de aglutinação, unindo os objetivos e buscando soluções para os problemas comuns, formando um sentimento de união e fortalecimento da classe é que convidamos todas as marinas, garagens náuticas, estaleiros, empresas de indústria, comércio ou serviços náuticos e afins, empresas e órgãos ligados à soluções ambientais, assim como proprietários de embarcações, marinheiros e pessoal operacional, a unirem-se aos esforços da ACATMAR, à ela associando-se, na busca de uma maior consciência que nos permita, muito em breve, finalmente ver “ Santa Catarina de frente para o mar.”

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009



‹ voltar

___________________________________________________________________________________

Sejam bem-vindos ao MULTIMAR, uma referência no conhecimento das atividades marítimas no Estado de Santa Catarina.


O litoral catarinense possui uma extensão aproximada de 530 Km, proporcionando variadas atividades econômicas ligadas ao mar...
(
veja mais
).                                                                                     

______________________________________________________________________

Curso Básico de Segurança de Navio
  - CBSN (STCW) -
   Agora em Florianópolis.

 

É obrigatório para quem deseja trabalhar a bordo de navios de passageiros nas áreas de hotelaria, turismo, recreação e lazer.
     Veja mais detalhes sobre o curso e como se inscrever
.


______________________________________________________________________

NOVOS INVESTIMENTOS EM SANTA CATARINA


PROJETO DE ESTALEIRO DA EBX EM SANTA CATARINA (BIGUAÇU)
A EBX planeja instalar o mais moderno estaleiro da América Latina no município de Biguaçu, em Santa Catarina, que demandará investimentos de US$ 1 bilhão e irá gerar 4 mil empregos diretos. Envie seu currículo aqui.


PROJETO QUINTA DOS GANCHOS (GOVERNADOR CELSO RAMOS)
Porto desportivo e marina (canais com atracadouros para barcos) com aproximadamente  1.000 atraques para embarcações de até 150 pés.

PORTO DE ITAPOÁ (ITAPOÁ)
Porto em fase de construção (TECON SC), terá o maior calado da região sul, podendo receber navios com capacidade de até 10 mil TEU e movimentará 300 mil contêineres/ano. Envie seu currículo aqui.

MARINA PENHA - BETO CARRERO (PENHA)
O empreendimento prevê a construção de marina com 418 vagas secas e 309 vagas molhadas, além de 58 vagas para jet ski e lojas náuticas com venda de motores e peças.

PIER DE PORTO BELO (PORTO BELO)
O Pier, com 45 metros de largura, avançará 180 metros no mar e terá capacidade para receber até 12 tênderes simultaneamente.
______________________________________________________________________

Recados Importantes da Capitania dos Portos de SC
:

                                   

INFORMAÇÃO DE EMBARCAÇÃO

LIMITE DE VELOCIDADE - PORTARIA Nº 1/CPSC, 21 DE JANEIRO DE 2010.
Comunica que
fica estabelecida a velocidade máxima de 8 nós entre as pontes Colombo Salles e Hercílio Luz, em Florianópolis.
______________________________________________________________________    
 



     METEOROLOGIA
Veja as condições meteorológicas
          antes de navegar.








        
        MARÉS
    Previsão de Marés.

O que é MARÉ e Corrente de Maré.

 
  Situação das ONDAS

                 WAVES

-------------------------------------  

Educação e Meio Ambiente



Importantes exemplos de Educação Ambiental Marinha e Costeira.


Instituto Kat Schürmann
Contribuindo para a manutenção da qualidade dos ambientes marinho e costeiro e para o fortalecimento da sustentabilidade sócio-ambiental das comunidades litorâneas brasileiras.

-------------------------------------
Navios de Cruzeiros em Santa Catarina


Veja as escalas das Temporadas
2009-2010.
2010-2011.
-------------------------------------

  ÁREA MARÍTIMA
  Como é o nosso MAR?

  
  
Espaços Marítimos
   
  
   
A Amazônia Azul

 
   Explorando além da
      Amazônia Azul


-------------------------------------
   DOCUMENTÁRIOS


O especial do programa Santa Catarina em Cena, A Última Missão conta fatos marcantes da Segunda Guerra Mundial que são desconhecidos de muitos catarinenses.  Um desses foi o afundamento do submarino alemão U-513, na costa de Santa Catarina.
Veja o primeiro episódio exibido no dia 03 de outubro.
Veja o último episódio exibido no dia 10 de outubro.
-------------------------------------

Na série Santa Catarina em Cena - Terra de Faróis são registrados os faróis da Ilha da Paz, de Santa Marta e do Arvoredo, além da construção dos faróis de Anhatomirim e de Naufragados.
(veja mais...)
Assista aos episódios do especial Santa Catariana em Cena:
Primeiro episódio exibido em 12/09/2009.
Último episódio exibido em 19/09/2009.

-------------------------------------  
Divulgação / Alcides Dutra

A série do Santa Catarina em Cena - Mar e Vida mostra como é a vida dos animais marinhos nas águas dos mares catarinenses. Assista aos episódios:
Mar de Vida - O sexo dos peixes
Mar de Vida - Demersais - Os Peixes do Fundo
Mar de Vida - O Tesouro do Mar Catarinense

-------------------------------------

 




 

blog tracking



MultiMar - Santa Catarina